terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

PESCARIA EM TELEMACO BORBA CARNAVAL 2018

PESCARIA EM TELÊMACO BORBA

PESCARIA NA REPRESA DE MAUÁ


Essa gostosa pescaria de lambaris foi na represa da Usina Hidreletrica de Mauá, mais conhecida como represa de Telêmaco Borba, e a titulo de informação, esta represa do RIO TIBAGI,  começa em Telêmaco Borba, mas boa parte dos alagados da represa pertence ao município de Ortigueira.

E para os amantes da pesca de lambaris ali é  o paraíso porque tem lambaris em abundancia, eu  sempre pesquei as represas de  FOZ DO AREIA, e em Segredo onde sempre foi bom, só que de uns tempos pra cá não tem mais a mesma piscosidade que antes, Foz do Areia por exemplo os lambaris praticamente desapareceram e já não se pesca mais como antigamente.

Até que me falaram da abundância de peixes na Represa da Usina de Mauá, porem minha dificuldade foi que lá não existem pousadas, e para quem gosta de ficar dois, três dias ou mais não tinha opção, até que eu descobri que tem alguns sitiantes que alugam casas por dia para pescadores a um custo médio de R$ 40,00 por pessoa por dia, só que é necessário levar roupa de cama e cozinhar o próprio alimento, outra coisa ruim é que não tem quem limpem os lambaris o pescador tem que limpar seu próprio lambari, nesta pescaria fomos em 4, pescamos três dias e a média de cada um pegar por foi de 5 a  kilos, como eu disse o maior problema é limpar essa quantidade de peixes, e olha que choveu nos tres dias, mesmo com algumas pancadas de chuva colocamos as capas e não paramos.

Falando em chuva, quem desejar pescar nesse local em especifico eu recomendo um veiculo 4x4 com tração nas 4 rodas porque a topografia do local é acidentada e a estrada é ingre me, mas mesmo que a pessoa vá com veiculo tração normal se não conseguir subir o dono do sitio reboca com a caminhonete dele, mas lembrando que essa situação é apenas se chover como no meu caso nessa ultima pescaria.


Quanto a pescaria em si  no meio dos lambaris no fim do dia se pega bastante piaus e piaparas de pequeno porte, além de uma ou outra tilápia entrar no anzol de lambari de vez em quando, e se levar bastante ceva os piaus e piaparas também encostam.

Veja abaixo as fotos da nossa ultima pescaria e um vídeo, pena que não consegui postar outro vídeo mostrando a produção no fim do dia, mas já dá para os amigos terem uma ideia de quanto peixe se pega por dia, nesta pescaria fomos eu Vanderlei,  (atras da câmera),  o Douglas, o Joel e o Sandro, e ficamos nessa casa da foto onde há acomodações para umas 8 pessoas, alem de ter um freezer pra guardar os peixes, e uma geladeira para guardar os mantimentos, infelizmente essa pessoa só possui duas casas para pescadores então é preciso reservar com certa antecedência.

Eu gosto de pescar e de mostrar aos amigos que como eu também gostam, e ao contrário de alguns programas que mostram a pescaria que no fim é uma edição, eu mostro onde vou pescar e dá peixe, e me coloco a disposição de qualquer amigo que queira o endereço do local, eu também promovo excursões para grandes grupos assim como ou mesmo se alguns amigos quiserem uma pescaria mais personalizada eu vou junto, com o meu carro e não cobro nada alem das despesas de viagem, a alimentação no local a gente faz uma compra de mantimentos e cozinha no local, normalmente eu quando vou pescar a gente janta comida arroz feijão etc.. e durante o dia a gente assa uma carne na beira da represa mesmo.


COMO CHEGAR AO PESQUEIRO PUBLICO SAINDO DE CURITIBA: Segue até Telêmaco Borba na entrada da cidade no trevo pega a esquerda rumo a fabrica nova da Klabin, tem placas indicando PROJETO PUMA, ao chegar na fabrica nova voce volta destino a ORTIGUEIRA, voce vai andar cerca de pouco mais de 1 KM vai ver a direita uma Churrascaria e Restaurante, antes desse restaurante tem uma estrada de chão, voce vai entrar a direita destino a LAGEADO BONITO, voce vai encontrar uma bifurcação logo em seguida, nessa bifurcação vc vai pela esquerda, cerca de uns 15 Km a frente voce vai encontrar uma grande ponte de concreto, é a direita dessa ponte que o pessoal costuma pescar.


CASO VOCE QUEIRA CHEGAR AO SITIO DO SR. ZÉ BUENO, onde realizamos essa pescaria vai ter que andar mais 15 Km a frente, porem nesse caso vai ter que ligar pra ele e reservar com antecedencia.


ABAIXO VOCE VAI VER O VÍDEO E AS FOTOS DESSA PESCARIA




PREPARANDO PARA A PESCARIA DO DIA







TILAPIA PEGA NO ANZOL DE LAMBARI































TAMANHO MÉDIO DOS LAMBARIS DA REPRESA






















Resultado final da pescaria de carnaval 2018





5 comentários:

  1. Boa noite!
    Como faço para entrar em contato com alguém que tenha uma casa dessas lá para alugar?
    Alguns amigos aqui de Curitiba foram e confirmaram que o lugar é muito bom!
    Obrigado!

    Laercio-Curitiba/PR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, apesar de ser uma represa otima para lambaris realmente existem poucas opções de lugares para ficar lá, se voce me ligar ou me passar um e-mail eu te explico como chegar lá, por aqui a resposta ficaria muito longa.
      abraços

      Excluir
  2. Bom dia amigo pescador!
    Vou enviar um e-mail então pra você.
    Estamos querendo ir no próximo feriado conhecer Maua.
    Obrigado!

    Laercio.

    ResponderExcluir
  3. Pretendo ir em busca dos lambas.
    Tem algum lugar para ficar e pescar próximo, protegido.
    Quero ir com minha esposa.
    Há risco físico??

    ResponderExcluir
  4. Tem contato de pousada ou rancho no local.
    Abs.
    giovaneder@hotmail.com

    ResponderExcluir

PESCARIA 14/ 08/ 2020 represa de Mauá

A represa da Usina Hidreletrica de Mauá, é mais conhecida como Represa de Telemaco Borba. fomos pescar no dia 14 15 e 16 de Agosto, demo...